Postagens populares

sábado, 16 de abril de 2016



Os meus pensamentos não são mais humanos. 
Eu sou do Fogo que iluminou as trevas
e espantou as feras, das chamas que
cozinharam as carnes e forjaram os metais,
das labaredas que incendiaram as bruxas
e do calor que ainda aquece as almas.



1 Espaço sem mim é uma realidade
que não me compreende; outro Espaço
de mim é uma outra Dimensão a que nem
sequer pertenço, e depois outra, e outra...
feito Filosofias em que não estou; em um
Tempo que inexiste para além das hipóteses.

O Tempo não é lá uma coisa que se possa
confundir com o que se viu em imaginação,
o Tempo existe e é ocupado com o que se
faz da vida que se tem, não a vida que se leva,
porque esta vida não nos pertence, e sim ao
Tempo que não se confunde com seu papel.

Não pode aquilo que não existe reconhecer
uma Realidade à qual não pertence, e só é dado
imaginar; Deus em seu melhor papel, o de
Supremo Personagem Literário deste ou daquele
pequeno ou grande povo, nação ou civilização
tanto sabe muito bem disso, como ora co-assina.

Assim como não consente o Tempo a si próprio
mais que o Espaço que lhe é dado preencher com
bem menos luz do que se pensou infinitamente,
não consente a Beleza sequer a si mesma, mais
que o Tempo da duração de algumas voltas da
Terra em torno do Sol; na réstia de luz que resta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário